"Guardar é um hábito, Arquivar é uma Ciência!"

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Mapa Mental




Árvore Lógica


1 - Primeiramente, temos a raiz na Arquivística como perspectiva geral, que irá utilizar uma série de compreensões e técnicas como instrumentos de análise e gestão.

2 - Seguidamente da compreensão do contexto administrativo, cultural institucional, político e social, com ênfase na natureza jurídica dos atos de produção documental Arquivística;

3 - Gênese documental (Conscription) de acordo com a finalidade dos atos e as categorias documentais. O nascimento do documento irá definir questões como a ordem original e irá configurar o início do trâmite e fluxo documental. O elemento de gênese juntamente com o do contexto formará o tronco base da árvore lógica.

 4 – O uso da Diplomática e da Tipologia documental como instrumentos primários ,utilizados a partir do momento da gênese documental, que estão no final do tronco principal e irão se ramificar em vários galhos, cada um com características específicas e ao mesmo tempo interligadas.

5 – Diplomática documental contemporânea; aqui a preocupação está focada na análise formal da estrutura do documento, considerando uma unidade documental mínina ou composta e a natureza diversa das espécies, levando em consideração a idéia de “Documento” de forma mais abrangente, distante das concepções Positivistas e interligando os elementos de análise aos de produção, produtor e emissor. Temos a ramificação dos elementos diretos como;

5.1 - A aplicabilidade da diplomática no contexto arquivístico, certificando a autenticidade de cada documento, não existindo formas concretas de garantia da veracidade da informação.

5.2 - A análise diplomática por meio de observações das características extrínsecas, como gênero, forma, formato, suporte, material, dimensões e sinais de validação, além do uso de elementos referentes ao trâmite e as característica intrínsecas referentes ao conteúdo.

6 - A Tipologia documental irá se focar na lógica orgânica das produções documentais, aproximando elementos da natureza jurídica dos atos administrativos com as distintas proveniências. As ramificações do uso da tipologia também é definida pelos objetos diretos como;

6.1 - Análise da configuração das diversas naturezas do Tipos/Séries geradas


6.2 - Análise direta nas características intrínsecas de conteúdo e as vinculações com os atos jurídicos.


7 – É possível colher como frutos do uso da sinergia gerada por estes instrumentos certas concepções dentro da gestão e descrição arquivísticas, como a classificação, temporalidade, arranjo, avaliação, determinação dos valores primários e secundários.

Nenhum comentário: